Novo Drill Tec

Nossas obras realizadas
com os melhores projetos
em foco.

RETAP Comgas

1653 - RETAP Comgas – Shore Approach – Represa Billings – São Paulo/SP – Brasil

O Projeto Reforço RETAP foi elaborado em função da necessidade de expandir a capacidade de abastecimento de Gás Natural para a RMSP – Região Metropolitana de São Paulo, devido a crescente demanda verificada em estudos realizados para atendimento aos consumidores habituais, agravado por eventos como a Copa das Confederações e Campeonato Mundial de Futebol de 2014 (Copa o Mundo) que elevaram ainda mais a necessidade do fornecimento de energia elétrica com confiabilidade, consequentemente, acelerando a necessidade de reforço do sistema de distribuição de gás. Este projeto foi concebido pautado em premissas técnicas, ambientais e sociais, ou seja, o traçado foi escolhido de maneira a causar o menor transtorno ao morador do entorno bem como reduzir a supressão de vegetação nativa. 

O gasoduto Reforço RETAP, possui cerca de 27 km de extensão com Ø20”, interligando o ponto de entrega (City Gate), localizado no município de São Bernardo, a RETAP existente próximo a (UTE) Fernando Gasparian, no município de São Paulo. O traçado previu gasoduto submerso no leito da represa Billings em praticamente toda a sua extensão, com um pequeno trecho terrestre, cruzando a rodovia Anchieta, parte do Parque até atingir a margem da represa. O Projeto Reforço RETAP foi composto por dutos de aço carbono de diâmetro nominal de 20”, API 5L X56, parede de 0,500”, destinado ao transporte de gás natural a uma pressão de trabalho de aproximadamente 50 kgf/cm2.

Nas investigações geológicas constatou-se que a faixa de solo competente para realização da perfuração poderia não oferecer a melhor condição para execução deste furo direcional. A solução encontrada, para manutenção do alinhamento originalmente projetado, foi a proposta do posicionamento do equipamento de perfuração próximo ao limite do muro da EMAE, cuja diretriz do furo passaria sob o dique de contenção da Represa Billings. Essa condição foi indeferida devido à impossibilidade de realização da perfuração abaixo do antigo dique de contenção da EMAE. Diante das dificuldades de engenharia impostas ao projeto, listadas abaixo, foi definida a localização final para o canteiro de perfuração, acarretando um plano de perfuração com uma curva horizontal de 72° combinada com uma curva vertical de 12° em solo de baixa resistência, com extensão desenvolvida de 1.600 metros, cujo grau de complexidade tornou-se referência para a indústria de HDD.

Detalhes do projeto

LocalSão Paulo/BrasilExtensão1,600 metros
Comprimento do tubo1,760 metrosMaterial do tuboAço carbono
Diâmetro do tubo20”Diâmetro do furo30”
GeologiaArgila/areiaSonda de perfuração350T
Conclusão do projetooutubro de 2013
LocalSão Paulo/Brasil
Comprimento do tubo1,760 metros
Diâmetro do tubo20”
GeologiaArgila/areia
Conclusão do projetooutubro de 2013
Extensão1,600 metros
Material do tuboAço carbono
Diâmetro do furo30”
Sonda de perfuração350T

Outros projetos de obras realizadas

    Entrar em contato

    Desenvolva projetos de sucesso com nossa experiência em HDD. Estamos prontos para ouvir sobre seus desafios.

    Preencha o formulário agora e comece a transformação.

    Matriz Drilltec HDSA

    Av. das Americas, 4485, Sala 208 – Barra da Tijuca, RJ – Brasil

    Comercial e Info

    Canal de Denúncias

    Entrar em contato

    Desenvolva projetos de sucesso com nossa experiência em HDD. Estamos prontos para ouvir sobre seus desafios.

    Preencha o formulário agora e comece a transformação.

    Matriz Drilltec HDSA

    Av. das Americas, 4485, Sala 208 – Barra da Tijuca, RJ – Brasil

    Comercial e Info

    Canal de Denúncias